sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Igreja Católica já não jura pela verdade da Bíblia


A hierarquia da Igreja Católica Romana tem publicado um documento ensino instruindo os fiéis que algumas partes da Bíblia não é realmente verdade.
Os bispos católicos da Inglaterra, País de Gales e Escócia são os seus cinco milhões de fiéis advertência, bem como de quaisquer outras traçadas para o estudo da Escritura, que não devem esperar "total precisão" da Bíblia.
"Não devemos esperar encontrar nas Escrituras pleno rigor científico ou histórico completo precisão", dizem em O Dom da Escritura.
O documento é oportuno, vindo como faz no meio da subida da direita religiosa, em particular na Europa.
Alguns cristãos querem uma interpretação literal da história da criação, como disse em Gênesis, ensinou Darwin par da teoria da evolução nas escolas, acreditando que "desenho inteligente", que será igualmente plausível uma teoria de como o mundo começou.
Mas os primeiros 11 capítulos do Gênesis, no qual duas diferentes e às vezes conflitantes histórias de criação é dito, estão entre aqueles que neste país dos bispos católicos insistem em não pode ser "histórica". No máximo, eles dizem, eles podem conter "vestígios históricos".
O documento mostra o quanto a Igreja Católica tem vindo desde o  século 17, quando Galileu foi condenado como um herege por desrespeitar uma quase a universal  crença na "inspiração divina da Bíblia", defendendo a Copernicus vista do sistema solar. Só há um século, Papa Pio X condenou Modernista Católica estudiosos que adaptou histórico-crítica os métodos de análise antigos literatura para a Bíblia.
No documento, os bispos reconhecem sua dívida para eruditos bíblicos. Dizem que a Bíblia deve ser abordada no conhecimento que é "a Palavra de Deus expressa em linguagem humana", e que bom aviso deve ser dado tanto à palavra de Deus e da sua dimensão humana.
Eles dizem que a Igreja deve propor o evangelho de formas "adequadas à transformação dos tempos, inteligível e atraente para os nossos contemporâneos".
A Bíblia é verdade em passagens relacionadas com a salvação humana, dizem, mas continua: "Não devemos esperar precisão total da Bíblia, em outras, questões seculares."
Eles passam a condenar fundamentalismo de sua "intolerância intransigente" e para avisar de "riscos significativos" envolvidos em uma abordagem fundamentalista.
"Essa abordagem é perigosa, por exemplo, quando as pessoas de uma nação ou grupo vê na Bíblia um mandato para a sua própria superioridade, e até mesmo considerar-se autorizado pela Bíblia para usar de violência contra os outros." 

Do famoso anti-judaico maldição em Mateus 27:25, "Seu sangue seja sobre nós e sobre nossos filhos", uma passagem utilizada para justificar a séculos de anti-semitismo, os bispos dizem estas e outras palavras nunca deve ser utilizado novamente como um pretexto para tratar povo judeu com desprezo. Descrevendo essa passagem como um exemplo de exagero dramático, os bispos afirmam ter tido "consequências dramáticas" no sentido de incentivar o ódio e perseguição. "As atitudes e linguagem de primeiro-século querelas entre judeus e cristãos judeu nunca deve voltar a ser imitado, nas relações entre judeus e cristãos".
Como exemplos de passagens não devem ser interpretadas literalmente, os bispos citam o início capítulos do Gênesis, comparando-os com início criação lendas de outras culturas, especialmente a partir do antigo Oriente. Os bispos afirmam que é evidente que o principal objetivo destes capítulos era proporcionar ensino religioso e que não poderia ser descrito como histórico escrito.
Do mesmo modo, eles refutar as profecias apocalípticas do Apocalipse, o último livro da Bíblia cristã, no qual o escritor descreve o trabalho do Jesus ressuscitado, a morte da Besta e do casamento festa de Cristo, o Cordeiro.
Os bispos dizem: "Essa linguagem simbólica deve ser respeitado por aquilo que ele é, e não deve ser interpretada literalmente. Não devemos esperar para descobrir neste livro detalhes sobre o fim do mundo, cerca de quantos serão salvos e quando virá o fim. "
No seu prefácio ao ensino documento, os dois mais altos católicos da terra, o Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, arcebispo de Westminster, e cardeal Keith O'Brien, arcebispo de St. Andrew's e Edimburgo, explicar o seu contexto.
Dizem que hoje as pessoas estão procurando o que vale a pena, o que tem valor real, o que pode ser confiável e que é realmente verdade.


MENTIRA

Gênesis II, 21-22
Então o Senhor Deus causou um profundo sono a cair sobre o homem, enquanto ele dormia e ele teve uma de suas costelas e fechou o seu lugar com a carne, e da costela que o Senhor Deus tinha tomado a partir do homem que ele fez em uma mulher e trouxe para o homem.

Gênesis III, 16
Deus disse à mulher [depois que ela foi iludiram pela serpente]: "Eu vou muito multiplicar sua dor na idade, na dor que deve gerar filhos, mas o seu desejo será para o seu marido, e ele decidirá sobre você." 

Matheus xxvii, 25
As palavras da multidão: "Seu sangue seja sobre nós e sobre nossos filhos." 

Apocalipse xix, 20
E a besta foi capturada, e com ela o falso profeta que, na sua presença tinha trabalhado os sinais através dos quais ele enganados aqueles que tinham recebido a marca da besta e os que adoravam a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. "

VERDADEIRO 

Êxodo iii, 14
Deus revela-se como a Moisés: "Eu sou quem eu sou." (YHWH)

Levítico xxvi, 12
"Eu serei o seu Deus, e você será o meu povo." 

Êxodo xx ,1-17
Os Dez Mandamentos 

Mateus V, 7
O Sermão da Montanha 

Marcos viii, 29
Pedro declara que Jesus é o Cristo 

Lucas i
A Virgem Nascimento 

João xx, 28
Prova da ressurreição corporal ( Duvidosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário